Criar uma Loja Virtual Grátis
apostila para guitarra
apostila para guitarra

?

Cifras

É uma nomenclatura usada universalmente para representar os acordes. A maior parte das edições musicais vem escrita com a MELODIA, e a CIFRA correspondente a HARMONIA.

Decore o nome dos acordes e suas respectivas Cifras.

As dissonâncias são assinaladas ao lado da nota. Quanto ao critério das alterações, dá-se preferência aos BEMOIS, por uma questão de padronização. Assim, por exemplo, o tom que está entre D e E , será representado por Eb e não D#.

?

Veja a descrição dos acordes abaixo. ( Clique na imagem para ampliar)?


Bom, como vimos acima, você pode montar o seu acorde do jeito que a sua música necessita, esse ultimo mesmo possui quatro dissonâncias.

Outra coisa muita importante quando se executa um acorde ou uma escala é o posicionamento dos dedos e as cordas que fazem parte do acorde. Veja o exemplo abaixo:

 

Formação de Dissonâncias

Começando a nossa análise sobre dissonâncias, voltaremos ? escala de DÓ Maior:

? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? DÓ? RÉ? MI? FA? SOL? LÁ? SI? ? DÓ

Já vimos que as três notas que formam o acorde fundamental de DÓ Maior são :

? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? DÓ? MI? SOL

Esse acorde também é chamado de ACORDE PERFEITO, talvez devido ? suave e harmonia de suas notas, o ACORDE PERFEITO é uma acorde tranqüilo, porém essa tranqüilidade pode ser quebrada com a inclusão de qualquer outra nota da escala, provocando a formação de uma DISSONÂNCIA, que revolucionará o acorde, dando-lhe o nome do grau correspondente.
?

Veja o exemplo abaixo em cima do Acorde de? DÓ Maior.

No exemplo acima adicionamos ao acorde de DO Maior? a nota LA, correspondente ao 6º grau, essa nota vai gerar uma DISSONÂNCIA mudando o som do acorde,? execute o acorde em seu instrumento e veja como o acorde de Do Maior mudou com essa adição.

Mais a classificação dos INTERVALOS não é tão simples quanto possa parecer. Para determinar todos eles, é preciso construir uma escala com 2 oitavas.

O sentido de HARMONIA em música é tão complexo e sutil, que uma DISSONÂNCIA da 1ª oitava, na maioria das vezes não igual na 2ª oitava , faça o seguinte teste com seu instrumento, monte o acorde de DO Maior com Sexta citado acima e depois monte o mesmo acorde só que com essa Sexta ou seja, (LA) mais aguda (oitavada). Você verá que o som do mesmo acorde vai mudar, para que esse processo pudesse ser escrito foi criada uma EXTENSÃO DE INTERVALOS, ultrapassando a 1ª oitava, e provocando o aparecimento da NONA, DÉCIMA, DÉCIMA PRIMEIRA, DÉCIMA SEGUNDA e DÉCIMA TERCEIRA, a partir da qual o efeito das dissonâncias passa a se repetir.

Harmonia

Melodia - é uma sucessão de notas isoladas.

Acorde - é uma reunião de notas simultâneas

Formação de Acordes

Se reunirmos o 1º, o 3º, e 5º graus de uma escala, estará formado o ACORDE FUNDAMENTAL, ponto de partida da HARMONIA

Clique em cima das imagens para ampliar

E se quisermos transformá-lo em DÓ Menor, basta diminuir em meio tom o 3º Grau.

Portanto, a sensível diferença que se nota ouvindo um acorde MAIOR e um MENOR de um mesmo tom, se resume na alteração do 3º Grau. É muito importante que todo músico saiba disso pois a partir daí ele pode montar os seus próprios acordes, levando sempre em consideração as regras citadas acima.

Enquanto os acordes MAIORES são alegres e vibrantes, os MENORES só sabem? transmitir impressões de tristeza, a junção dessas três notas fundamentais para um acorde é chamada de TRÍADE.

Continua amanhã...

 

Relatividade entre Acordes

Bom quando falo de Relatividade entre Acordes estou me referindo também a? ? Relatividade entre escalas, pois uma coisa esta ligada a outra.
Como o nome já diz a Relatividade entre Acordes se aplica pela semelhança das notas entre um acorde? maior e um menor, ou seja, todas as notas que estão na escala maior estão na menor também, sem diferença.
Intervalos
Agora vamos começar a abordar um tema fundamental na música, os intervalos, é primordial que todo músico entenda como funciona os intervalos, pois isso o ajudará bastante na construção de Harmonias.

Tomando como padrão a escala de Dó Maior, vamos classificá-los em GRAUS.


Com base na tabela acima podemos dar alguns exemplos para melhor entendimento:

? DO a FA - Existe um intervalo de Quarta.?
? DO a MI - Existe um intervalo de Terça.
? DO a LA - Existe um? intervalo de Sexta.

?

Escala Cromática - é a sucessão de todas as notas em SEMITONS, até completar uma? ? OITAVA.

Logo abaixo está o exemplo? da? Escala Cromática de Lá .

Escala Diatônica - é a sucessão das notas em intervalos de SEMITONS e TONS, podendo ser MAIOR ou MENOR

Veja o exemplo abaixo da Escala Diatônica de Lá - Maior

Note que existe 2 tons entre LA e DO#, 1 Semitom entre DO# e RE, 3 Tons entre RE e SOL#, e 1 Semitom entre SOL# e LA.

Agora veja abaixo o exemplo da Escala Diatônica de Lá - Menor Melódica

Note que existe 1 tom entre LA e SI, 1 Semitom entre SI e DO, 4 tons entre DO e SOL#, 1 Semitom entre SOL# e LA.

As ESCALAS também podem ser ASCENDENTES ou DESCENDENTES, conforme a disposição das notas, isto é, do grave para o agudo ou vice-versa. Uma particularidade importante nas ESCALAS MENORES, é que a DESCENDENTE não é igual ? ASCENDENTE, como acontece nas escalas maiores.

Pela a tabela ao lado podemos classificar? ? ? ? a escala? ASCENDENTE como LA? Menor? Melódica, e a DESCENDENTE como LA? Menor? Natural, pois esta não possui nenhum (#) - Sustenido ou (b) - Bemol

Esse curso de guitarra foi desenvolvido por Violão Brasil, todos os direitos reservados! Para maiores informações, aulas de guitarra ou apostila de guitarra envie-nos um e-mail solicitando o seu tutorial de Guitarra e receba inteiramente grátis 7 dias de aula de guitarra

 

 

 

É de vital importância que seja decorado todas as notas do braço de seu instrumento, por incrível que pareça tem muita gente que toca que não sabe as notas, lembrando que a partir da casa n.º 12 as notas se repetem.

Notas

Segue no quadro abaixo as sete notas musicais

Bom essas notas são notas naturais, isso quer dizer ausente de (#) sustenido e (b) bemol.

? # - Sustenido -? altera a nota meio tom ACIMA, tornando-a portanto, MAIS AGUDA.

? b - Bemol - altera a nota meio tom abaixo, MAIS GRAVE.

O gráfico abaixo representa o braço de seu instrumento, ele procura demonstrar um oitava de DÓ, mais aguda.

Como você pode notar no braço do seu instrumento, os intervalos MI-FA e SI-DO? são de SEMITONS daí você exclui as possibilidades de haver notas como MI#, FAb, SI# e DOb.

Poderá surgir dúvidas quanto ao critério usado nas alterações, Por exemplo, como? ? ? ?
determinar a nota que está entre LA e SI ?

Seria LA# ou Sib ?

Em princípio as duas estão certas. Uma especificação só é necessária, quando as
notas estão aplicadas numa música, ou seja, através do tom da música você sabe se a
nota vai ser sustenida ou bemol.

 

Curso de Guitarra - Introdução

Enviado por Violão Brasil 21 novembro, 2008 (0) Comentários

Olá pessoal, o objetivo desse curso não é dizer o que é certo ou errado, a música possui um campo muito grande de improvisação, e dentro desse campo o que deve contar é sua personalidade, é muito bom você estudar e ter conhecimento, pois isso torna a sua vida mais fácil na hora de compor ou tirar alguma música, mais que fique bem claro que o que vale é você ter o seu próprio estilo, costumo dizer que o difícil não é você tirar uma música daquele guitarrista predileto, e sim fazer uma música que te agrade, afinal de contas você vai ser lembrando pelo o que criou e não pelo o que copiou.

Bom, sobre a apostila, comecei com a teoria básica que acho indispensável, pois a partir desse ponto você compreenderá o que esta tocando, abordei também a maioria das técnicas citando alguns guitarristas famosos, preferi escrever tudo em tablatura pois assim o conteúdo ficaria menor? tornando mais viável o envio pelo o e-mail,? fica a critério do leitor escolher as técnicas que lhe serão úteis, lembrando sempre que para executar essas técnicas é preciso muito estudo.

Espero que todas essas informações possa contribuir de alguma forma no seu crescimento musical, se você? necessita de algum assunto não abordado nessa apostila, por favor me envie um e-mail com assunto que gostaria de ter esclarecimentos, afinal de contas cada pessoa tem suas próprias dúvidas, e nessa apostila procurei citar os assuntos que ao meu ver são indispensáveis para se tornar um bom músico, tendo em vista que, essa apostila lhe traz somente informações técnicas para que você possa executar com mais facilidade a música que está dentro de você, ou seja, tente colocar os seus sentimentos em sua música, nunca se esquecendo que a música é uma arte, e deve ser tratada como tal.

Esse curso de guitarra foi desenvolvido por Violão Brasil, todos os direitos reservados! Para maiores informações, aulas de guitarra ou apostila de guitarra envie-nos um e-mail solicitando o seu tutorial de Guitarra e receba inteiramente grátis 7 dias de aula de guitarra

Caso você queira um CURSO DE GUITARRA mais prático e fácil sem teorias aconselho o GuitarNoW Guitarra, desenvolvido pela PrimeCursos. O método é 100% prático e interativo, dispensando qualquer tipo de teoria desnecessária, além de contar com suporte através de 0800, no qual você pode ligar e conversar com o professor sem pagar nada por isso! Resumindo aprendizado garantido, interessante, não acha? Para maiores informações acesse:

 

 

Translate this Page

Rating: 2.9/5 (710 votos)




ONLINE
2




Partilhe esta Página



VENHA SER O CENTRO DA  ATENÇÃO SEJA UMA MUSICO APRENDA A TOCAR VIOLÃO