Todos nós ja ouvimos aquela velha citação clássica de marcha "Barriga pra dentro e peito pra fora" na hora respirar, certo? Aí está o mal-entendido. Na hora de inspirar (receber) o ar o sujeito estufa o peito e espreme as tripas fazendo com que o diafragma se retraia impedindo que o oxigênio entre tranqüilamente. E depois para expirar (soltar) o ar que mal entrou, ele incha a barriga de nada - sem contar a careta que faz.
A forma correta de trabalhar a respiração é receber o ar (de preferência pelo nariz) em boa quantidade. Na hora de soltar o ar, use o nariz (e a boca quando for cantar).
O diafragma é um grande auxiliar para a respiração. Trata-se de um músculo localizado próximo ao abdome que se estica e encolhe conforme nossos impulsos. Ao relaxar, ele abre a caixa torácica para guardar o ar e a fecha ao se encolher. O diafragma também movimenta os pulmões, que por sua vez elimina o gás carbono do corpo junto com o ar. Na verdade, quando inchamos ou retraímos a barriga por própria vontade, é com ele quem trabalhamos.
Nota: Na hora de inspirar, relaxe o diafragma para receber bem o oxigênio e o encolha para expirar o ar velho.
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1. Alongamento: de pé, levante os dois braços e vá se esticando suavemente para cima como se quisesse alcançar uma corda que está um pouco acima de sua cabeça. Mantenha os pés bem fixos no chão. De 1 a 3 minutos.
2. Relaxamento: movimente os braços e as pernas livre e suavemente para ativar melhor a circulação sangüínea e aquecer a musculação (dê chutes curtos no vento e simule natação, por exemplo). De 3 a 5 minutos.
3. Respiração: Trabalhe sua respiração e aproveite para entrar em estado de concentração máxima. Procure sentir o ar entrando e se espalhando em seu corpo através do sangue. Trabalhe os impulsos cerebrais para as partes do seu corpo (como leves movimentos dos dedos das mãos e pés). De 2 a 3 minutos.
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Som e tonalidade
Som é tudo quanto podemos escutar - até mesmo aquele da buzina da moto do entregador de pizza. A voz humana quando falada, o ronco de um motor ou um trovão são sons simples e puros. Mas existem alguns sons com uma particularidade especial; tonalidade. Sons com uma variação de tom tornam possível a existência da música. Sem a diferença de tons não há melodia.
Quando falamos não emitimos tonalidade e, no entanto, cantamos ao produzir sons com a variação de tons.
Timbre
A identidade sonora. Ninguém é capaz de confundir o som de uma arpa com aquele do giz passando no quadro nego. Portanto, cada som teu seu timbre e ele é quem caracteriza cada som.
O timbre é quem difere o som de uma guitarra de um violino, mesmo que eles toquem o mesmo tom. Também serve para distinguir a voz de uma pessoa. Considere ainda que, por parecidas que sejam duas vozes, há discriminação técnicas entre elas. Não é á toa que existem muitos equipamentos de segurança por reconhecimento da voz.
Clareza
Quer aprender a cantar mas sabe falar? Uma propriedade fundamental da voz é a clarividência. Se você fala e por três ou quatro vezes a outra pessoa não entende e pede para repetir não quer dizer necessariamente que ela seja surda. Você pode não estar pronunciando bem o que fala. Veja essa:
Dois sujeitos que não se entendiam se cruzaram:
- Oi Fulano, tu vais pescar?
- Não Cicrano, eu vou pescar.
- Ah bom. Eu pensei que fosse pescar.
Se bem que nesse caso, os dois eram surdos mesmo.
4. Acorde o diafragma: Inspire e expire rapidamente dando sopapos no diafragma como se estivéssemos bombardeando o abdome. De 1 a 2 minutos.
5. Aquecimento muscular do pescoço: abaixe completamente a cabeça (coluna reta) e comece a ergue-la vagarosamente até onde puder enquanto inspira. Segure o ar por algum tempo e desça a cabeça e vá soltando o ar devagar. Sincroniza o tempo do movimento com a respiração. Ou seja, o tempo do movimento deve ser igual ao da respiração. Vá retardando o tempo do movimento e da respiração aos poucos até alcançar a média de 30 segundos para levantar a cabeça (e inspirar), 10 para prender o ar e 30 para abaixar a cabeça (e expirar o ar). ATENÇÃO: observe sua capacidade. Se der para prolongar mais ainda o tempo, faça-lo. Do contrário, diminua o limite. execute de 5 a 10 vezes nesse sentido e depois inverta a ordem do movimento e a respiração.
6. Aquecimento muscular do pescoço II: semelhante ao exercício acima, sincronize a respiração de acordo com os movimentos do pescoço. Entretanto, troque o movimento vertical pelo horizontal; ponha a cabeça no limite que ela se move para um lado e vá virando para o outro trabalhando a respiração.
7. Acionamento bucal: faça movimentos com a boca (caretas) para acionar a musculatura da boca; abrindo e fechando, esticando para os lados, etc.
Cérebro: é dele que parte todos os impulsos (órdens) a serem obedecidos pelos órgãos. O estado emocional é fator determinante na hora de soltar a voz. Deste modo você terá dificuldades em entrar no palco sabendo que sua casa pegou fogo. De outro modo, não faria melhor se soubesse que acertou o grande prêmio da mega-sena, logo precebemos que o equilíbrio é essencial e a concentração é diretamente ligada á fatores emocionais acentuados, positivos e/ou negativos.
Como sabemos, a concentração proporciona a afinação. Sendo assim a distração faz o cérebro perder o controle da vibração das cordas vocais - muito sensível por sua vez. Além do mais, se as cordas não forem bem adestradas não produzem o som esperado. Por isso que tem gente que não tem afinação; não tem controle sobre os órgãos.
Se você é um deles e quando quer cantar um "A" sai um "Ô", Liberte-se e preocupe-se com sua
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Quando alguma pessoa vier a perguntar com que cantamos, certamente iremos dizer que é com a boca - e talvez nem responda a uma questão tão idiota. De fato a questão é relevante, pois, não cantamos apenas com a boca, mas com o corpo e a mente.
Isso quer dizer que precisamos de uma boa condição física (sem preocupar-se em maratonas ou triatletismo ou ficar musculoso ou com a cintura da Naomi) e muita concentração (igual ao buda ou um faquir etc).
O bom estado do corpo é imprescindível para uma performance satisfatória. Não apenas da garganta, mas todo o templo humano. A começar pela postura. A coluna reta é uma exigência elementar. Um grande número de músculos interage quando falamos ou cantamos. É preciso que eles tenham sido preparados para um funcionamento extenso. Por esta razão é necessário adotar alguns exercícios físicos para aquecimento muscular. Caso contrário poderá ocorrer tensão muscular e limitar seu rendimento.
Não é á toa que se ouve dizer que "o homem canta com a alma". A concentração é uma espécie de veneração, uma expressão sentimental. Difícil imaginar alguém cantar sem emoção ou prazer. Com efeito, devemos estar envolvidos com o canto assim como o ator está para o personagem que representa. A nossa afinação depende muito dessa concentração.
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